A pintura icônica de ambos os amantes está tão intimamente entrelaçada (rostos se sobrepõem, mãos travam) que quase se tornam um. O famoso austríaco aumenta sua intimidade física e emocional, reunindo-as em uma única mortalha dourada. Além disso, o padrão deles, as roupas coladas uma na outra, na cintura e no pulso, como se seus corpos estivessem se fundindo. Típico do trabalho de Klimt, o realismo das expressões faciais de seus personagens leva à atmosfera da peça: feliz. Alguns historiadores afirmam que o casal representado é de fato o próprio Klimt e sua parceira de longa data Emilie Flöge, a última pessoa que ele chamou antes de sua morte em 1918.
Magritte tinha uma maneira de visualizar o comportamento profundo e complexo da mente humana e sua conexão com as questões do coração. Temas de desejo frustrado, e outros lados mais sombrios do amor como obsessão e idolatria, surgem em todo trabalho do mestre Surrealista. Em nenhum lugar eles são visualizados de forma mais poderosa do que neste trabalho. Aqui, dois amantes são tão desejosos um do outro que o desejo – ou talvez a sua incapacidade de ter um ao outro plenamente, é sufocá-los, evidenciado pelos véus que obscurecem suas faces.
A famosa escultura de mármore tornou-se um ícone universal da paixão; as duas figuras se juntam à boca e ao quadril, como se estivessem derretendo uma na outra. Mas a história por trás dos personagens de Rodin é mais complexa do que a de um encontro despreocupado.
O escultor baseou o homem e a mulher que ele tão habilmente esculpiu em Paolo e Francesca, dois personagens da Divina Comédia de Dante. Enquanto ambos eram casados, eles compartilharam um beijo proibido. Rodin captura o momento feliz pouco antes do marido de Francesca ter descoberto o caso fugaz e mata os dois.