MPB - Versos Para Sua Prosa II
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
MPB - Versos Para Sua Prosa II
 
 
 
 
 
 
QUEM SOMOS
   
 
Pornólogos I
   
 

ampliar capa

Título: Pornólogos I - Ragionamenti - Diálogo
das Cortesãs
Autor: Pietro Aretino
Tradução: José Manoel Bertolote
Gênero: Literatura Erótica
Coleção: Humanismo Libertino
Ano: 2006 Edição:
Nº de páginas: 141 Formato: 12,5 X 21cm Acabamento: Brochura
ISBN: 8598927074
Ilustrações de época
Preço: R$29,00

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
 

Dê sua nota para o livro:

O livro

A obra de Pietro Aretino que veio a ser universalmente conhecida como Ragionamento - é considerada como um dos pontos culminantes da literatura erótica de todos os tempos. Trata-se de duas obras independentes, publicadas em dois volumes, em 1534 e 1536, respectivamente, porem ligadas pelo tema, pelo estilo e pelas protagonistas, que a Editora Degustar apresenta sob o título comum de Pornólogos.

A primeira delas, intitulada Ragionamento della Nanna e della Antonia, é aqui traduzida como "Tertúlia entre Nanna e Antonia", consiste em três dias de um bate-papo entre Nanna - uma rica prostituta já aposentada - e Antonia, sua amiga - uma pobre prostituta também aposentada, a respeito da melhor ocupação para Pippa, filha da primeira, então com 17 anos: freira, puta ou dona de casa? Nanna solicita a opinião de Antonia, que lhe pede que relate sua experiência pessoal prévia como... freira, mulher casada e cortesã. Com base nesse relato, Antonia conclui que a melhor opção é fazer de Pippa uma cortesã.

Pietro Aretino, assíduo freqüentador da corte do Papa, consegue a proeza de descrever as maiores obscenidades, as maiores sacanagens sem empregar palavrões numa linguagem elegantíssima.

Segundo Apollinaire, Aretino influenciou o Marquês de Sade, Musset, Rabelais e Molière, e é reconhecidamente o mais importante escritor erótico da Renascença.

O autor

Pietro Aretino (1492-1556) nasceu em 1492 em Arezzo, filho de um sapateiro e de uma modelo de pintores, e faleceu em Veneza, em 1556. Aos dezoito anos foi para Roma, onde se insinuou na corte papal e, com a morte de Leão X, seu amigo Giulio dei Médicis foi eleito papa Clemente VII e se tornou seu protetor. Em 1525, em virtude dos escritos satíricos contra vários notáveis da época, foi emboscado e esfaqueado, mas sobreviveu. Como Clemente VII abafou o caso, Aretino partiu para Arezzo, onde seu amigo Giovanni dei Médici, alcunhado "Grande Diabo", o apresentou ao rei Francisco I, de França, com o qual passou a compartilhar batalhas e orgias. Em 1527 se mudou para Veneza, onde, passou os últimos anos de sua vida num luxuosíssimo palácio no Grande Canal, decorado por Tintoretto e Giorgione. Aí, Aretino vivia em meio a obras de arte, cercado por suas "Aretinas" (inúmeras concubinas), seu secretário - de quem era muito próximo, em todos os sentidos - e sempre com um macaquinho de estimação, símbolo de grande riqueza, na época. Invariavelmente se apresentava com um colar de ouro que pesava mais de quatro quilos, presente de Francisco I, e decorado de ponta a ponta com lingüinhas de vermeil.

Sua carreira sofreu uma notável mudança de rumo a partir do momento em que escreveu um falso testamento do Papa Leão X, no qual legava os genitais do seu elefante de estimação (Hanno) a um de seus cardeais. Aretino se autodenominava "Divino", "Flagelo dos Príncipes" e "Verídico". É reconhecidamente o mais importante escritor erótico (e pornográfico) da Renascença. Dele diz-se que inventou, logo depois da imprensa, a imprensa de opinião, a imprensa de investigação e a imprensa de chantagem. Sua pena satírica, mordaz e devastadora era tão temida, que havia quem lhe pagasse só para não ter nada escrito por ele.

 

Copyright © 2006 - 2015 - Editora Degustar Ltda. - todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Andréia Cândido
É proibida a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação sem autorização.
HOME FALE CONOSCO Manual dos AnfitriõesDeGUSTAR - coisas boas da vidaA História da V.Os Segredos do Amor e de Vênus de Luisa SigeaMPB - Versos Para Sua Prosa II Assine nossa Newsletter