MPB - Versos Para Sua Prosa II
   
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MPB - Versos Para Sua Prosa II
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUEM SOMOS
   
 
O Lobisomem e a Donzela
   
 

    ampliar capa
     
 

Título: O Lobisomem e a Donzela
Editora: Degustar
Autores: Enock Sacramento, José M. Neistein, José Manoel Bertolote
Coordenadora/organizadora: Maria Célia Furtado
Gênero:
Obras de Arte Eróticas
Edição:
Ano:
2019
Número de páginas: 60
Formato: 21 cm x 21 cm
Acabamento:
Capa Dura
ISBN: 978859892720-6
Preço: R$ 60,00

 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
 

O mito

“Na tradição da cultura ocidental, o mito do lobisomem descende da tradição clássica greco-romana, segundo a qual, Zeus transformou Lycaon num lobo, por ter tentado enganar o deus dos deuses, com o propósito de o transformar em devorador de carne humana, mas falhou no seu intento. Na leitura de Porangaba, porém, “a dimensão erótica humana vem expressa pela inter-relação entre um monstro híbrido, o lobisomem, e uma donzela. Embora fantasiosos e não realistas, estes dois protagonistas são apresentados em versões arquetípicas, impessoais, com foros universais. Nessa visão, ambos são símbolos complementares: ele, é a virilidade masculina, violento, feroz, devorador, depredador, de apetite sexual voraz, ilimitado. Ela, o eterno feminino, vítima na aparência, mas cúmplice e colaboradora.”, por José M. Neistein.
O Lobisomem com dentes enormes, falo ereto, e a donzela tímida, sem feições definidas.

O artista

Martins de Porangaba é um pintor, desenhista e gravador brasileiro. Sua obra está representada
em numerosas instituições tais como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Campinas, Centro Cívico de Santo André, Divisão de Museus e Arquivos Históricos de Taubaté, Pinacoteca Sambra, Pinacoteca da Prefeitura de Piracicaba, Pinacoteca do Brazilian-American Cultural Institute, Spor 1 Gallery Remisen Brande Dinamarca, Fórum Distrital de Porangaba e em numerosas coleções particulares no Brasil, Alemanha, China, Espanha, França, Inglaterra, Panamá, Portugal, Suíça, EUA, Venezuela e Dinamarca.

O livro

O livro/catálogo "O Lobisomem e a Donzela", em capa dura, com 60 páginas, lançado pela Editora Degustar, com 21 telas, todas do mesmo tamanho, executadas em tinta acrílica sobre tela preparada, criadas pelo artista especialmente para a exposição e para o livro. Além desta série especial são apresentados outros trabalhos de Porangaba sobre o tema “O Lobisomem e a Donzela”.
Abaixo algumas imagens das obras sobre “O Lobisomem e a Donzela”, criadas por Martins de Porangaba:

Complementam o livro textos de José M. Neistein, José Manoel Bertolote e Enock Sacramento com versões e explicações apresentadas ao longo do tempo. O tema é tratado como uma eterna luta pelo poder, entre o masculino e o feminino, entre o bem e o mal.

Por que ler?

Para os leitores que apreciam obras de arte, que se interessam pelas histórias que alimentam o pensamento, o folclore e a memória popular. São mitos arraigados no pensamento provocando medo, principalmente em noites de lua cheia quando o lobisomem aparece na figura do homem – lobo.

 

Copyright © 2006 - 2019 - Editora Degustar Ltda. - todos os direitos reservados - desenvolvido por AC Webdesigner
É proibida a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação sem autorização.
HOME FALE CONOSCO Manual dos AnfitriõesDeGUSTAR - coisas boas da vidaA História da V.Os Segredos do Amor e de Vênus de Luisa SigeaMPB - Versos Para Sua Prosa II Assine nossa Newsletter