MPB - Versos Para Sua Prosa II
   
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MPB - Versos Para Sua Prosa II
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUEM SOMOS
   
 
Conversando em família:
vivências & memórias de uma alma caipira
   
 

    ampliar capa
     
 

Título: Conversando em família: vivências & memórias de uma alma caipira
Editora: Degustar
Autora: Judith Brito
Coordenadora/organizadora: Maria Célia Furtado
Gênero:
Contos
Edição:
Ano:
2019
Número de páginas: 328
Formato: 14 cm x 21 cm
Acabamento:
Brochura
ISBN: 978859892719-0
Preço: R$ 55,00

 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
 

O livro

Ao começar a ler os “causos” de uma “alma caipira” com todas as lembranças da vida no interior, a primeira sensação é de uma inveja salutar dessa família harmoniosa, carinhosa e sobretudo muito divertida. Sempre pensando que todo tipo de relacionamento precisa ser bem-humorado, positivo, de bem com a vida.
Tal qual Proust busca no tempo passado a redescoberta do tempo presente, estes contos trazem o passado rememorado e vivo. Vamos rebatiza-los de “Proust na Roça”; Itatiba salta aos nossos olhos com sua vida interiorana, simples, comunitária e solidária, honesta e nobre, inovadora e inventiva. A história de cada personagem, com seu linguajar próprio, com suas manias e características são tão bem descritas que parece que estão em nossa sala, ou vamos encontra-los virando a esquina.
Para Proust uma “madeleine” molhada no chá evocava uma lembrança detalhada da casa de sua tia em Combray, pergunto-me onde está a “madeleine” nestes contos. Cabe a cada leitor descobrir.

A autora

Judith tem este sorriso contagiante, alegre, agradável. Ela transmite isto em seus contos, mesmo em alguns, com tom mais sério, coloca uma pitada de ironia, meio de gozação.
A sua vinda para São Paulo significa o início de uma nova fase, da descoberta da cidade grande com suas surpresas e encantamentos. A cena do elevador é tocante, meio ingênua, mas é a descoberta do cinema que produz o enlevo, tal qual em “Cinema Paradiso" ela entrega-se à magia das imagens e das histórias, das luzes e das cores. Descobre o cinema italiano, o francês que marcaram as gerações da época com seus temas instigantes. E como todo bom cinéfilo odeia pipoca durante a projeção. Vai ao cinema para mergulhar na tela.
A conquista dos desafios da Paulicéia, a escola, a participação política, a escalada na vida profissional, as relações amorosas, a criação da família, dos filhos, dos amigos, e sobretudo a defesa da liberdade de expressão em todas suas circunstâncias vão nos deliciando e deixando claro que Itatiba é aqui.
Se o passado é uma elaboração do presente, e se as lembranças surgem involuntárias, descontinuadas, a memória permite recriar o próprio passado.

Como diz Fernando Pessoa dando voz a Álvaro de Campos,
“Tudo na vida
Se faz por recordações.
Ama-se por memória”.



 

Copyright © 2006 - 2019 - Editora Degustar Ltda. - todos os direitos reservados - desenvolvido por AC Webdesigner
É proibida a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação sem autorização.
HOME FALE CONOSCO Manual dos AnfitriõesDeGUSTAR - coisas boas da vidaA História da V.Os Segredos do Amor e de Vênus de Luisa SigeaMPB - Versos Para Sua Prosa II Assine nossa Newsletter